No processo de desenvolvimento infantil, a coordenação motora desempenha um papel fundamental. Trata-se da capacidade de realizar movimentos delicados e precisos com as mãos e os dedos, sendo essencial para diversas atividades do dia a dia, como escrever, desenhar e manipular objetos pequenos. É por meio dessa habilidade que as crianças aprendem a controlar seus movimentos de forma mais refinada, o que contribui para o desenvolvimento global de suas habilidades motoras e cognitivas.
Entre as ferramentas utilizadas para desenvolver a coordenação motora fina, destaca-se o uso da tesoura. Por meio dela, as crianças têm a oportunidade de praticar o controle dos movimentos das mãos e dos dedos de maneira lúdica e desafiadora. Além disso, o manuseio da tesoura também estimula a concentração, a coordenação visomotora e a percepção espacial das crianças.
Abaixo você encontra três atividades gratuitas para ajudar professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a promoverem o desenvolvimento motor de seus alunos. Continue lendo para baixar as atividades e descobrir como aplicá-las em sala de aula.
Tópicos
Habilidades BNCC
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Download: Atividades de Coordenação Motora Fina com Tesoura
Para baixar as atividades escolha o formato desejado (PDF ou JPEG) e clique no botão correspondente para fazer download do arquivo em alta qualidade.
Por que utilizar a tesoura em sala de aula?
Trabalhar o uso da tesoura com crianças é uma prática fundamentada em evidências que promove não apenas o desenvolvimento da coordenação motora fina, mas também uma série de habilidades cognitivas e sociais. Segundo pesquisas de especialistas como Piaget e Vygotsky, o uso da tesoura estimula a coordenação visomotora, a percepção espacial e a concentração, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
Além disso,professores reconhecem o uso da tesoura como uma atividade benéfica e segura para crianças em idade escolar. O Ministério da Saúde também destaca que o recorte com tesoura não só fortalece os músculos das mãos e dos dedos, como também promove a integração sensorial e a habilidade de seguir instruções, preparando as crianças para tarefas mais complexas no futuro.
Portanto, incorporar atividades que envolvam o uso da tesoura no currículo escolar não só é justificado pelos benefícios evidentes para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, mas também é respaldado por orientações de organizações especializadas em saúde infantil.
Produtos Indicados
Perguntas Frequentes
O que é coordenação motora fina?
A coordenação motora fina refere-se à habilidade de realizar movimentos delicados e precisos com as mãos e os dedos, envolvendo o controle dos músculos pequenos e a coordenação entre os olhos e as mãos. Essa capacidade permite realizar tarefas detalhadas e complexas, como escrever, desenhar, recortar e manipular objetos pequenos, sendo essencial para o desenvolvimento da autonomia nas atividades do dia a dia.
Qual a idade certa para usar a tesoura?
Por volta dos três anos de idade, a criança já pode começar a utilizar tesoura sem ponta em atividades com supervisão. Mas é claro que isso também depende do desenvolvimento e habilidades já adquiridas.
Qual o objetivo do uso da tesoura na educação infantil?
Desenvolver a coordenação motora fina, fortalecer os músculos das mãos e dedos e praticar habilidades cognitivas.
Referências
Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor – Ministério da Saúde
O Desenvolvimento Infantil x Psicomotor. Maria Socorro de Souza Melo – Curso de Especialização em Psicomotricidade, Universidade Federal do Ceará.