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atividades de coordenação motora fina com tesoura

Atividades de Coordenação Motora Fina com Tesoura

No processo de desenvolvimento infantil, a coordenação motora desempenha um papel fundamental. Trata-se da capacidade de realizar movimentos delicados e precisos com as mãos e os dedos, sendo essencial para diversas atividades do dia a dia, como escrever, desenhar e manipular objetos pequenos. É por meio dessa habilidade que as crianças aprendem a controlar seus movimentos de forma mais refinada, o que contribui para o desenvolvimento global de suas habilidades motoras e cognitivas.

Entre as ferramentas utilizadas para desenvolver a coordenação motora fina, destaca-se o uso da tesoura. Por meio dela, as crianças têm a oportunidade de praticar o controle dos movimentos das mãos e dos dedos de maneira lúdica e desafiadora. Além disso, o manuseio da tesoura também estimula a concentração, a coordenação visomotora e a percepção espacial das crianças

Abaixo você encontra três atividades gratuitas para ajudar professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a promoverem o desenvolvimento motor de seus alunos. Continue lendo para baixar as atividades e descobrir como aplicá-las em sala de aula.

Habilidades BNCC

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Download: Atividades de Coordenação Motora Fina com Tesoura

Para baixar as atividades escolha o formato desejado (PDF ou JPEG) e clique no botão correspondente para fazer download do arquivo em alta qualidade.

Atividade Coordenação Motora Fina com Tesoura - Recortar Quebra Cabeça
Atividade Coordenação Motora Fina com Tesoura – Recortar Quebra Cabeça

Atividade de Coordenação Motora Fina - Recortar as Emoções
Atividade de Coordenação Motora Fina – Recortar as Emoções

Atividade de Coordenação Motora Fina com Tesoura - Recorte e Cole as Formas
Atividade de Coordenação Motora Fina com Tesoura – Recorte e Cole as Formas

Por que utilizar a tesoura em sala de aula?

Trabalhar o uso da tesoura com crianças é uma prática fundamentada em evidências que promove não apenas o desenvolvimento da coordenação motora fina, mas também uma série de habilidades cognitivas e sociais. Segundo pesquisas de especialistas como Piaget e Vygotsky, o uso da tesoura estimula a coordenação visomotora, a percepção espacial e a concentração, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Além disso,professores reconhecem o uso da tesoura como uma atividade benéfica e segura para crianças em idade escolar. O Ministério da Saúde também destaca que o recorte com tesoura não só fortalece os músculos das mãos e dos dedos, como também promove a integração sensorial e a habilidade de seguir instruções, preparando as crianças para tarefas mais complexas no futuro.

Portanto, incorporar atividades que envolvam o uso da tesoura no currículo escolar não só é justificado pelos benefícios evidentes para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, mas também é respaldado por orientações de organizações especializadas em saúde infantil.

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Perguntas Frequentes

O que é coordenação motora fina?

A coordenação motora fina refere-se à habilidade de realizar movimentos delicados e precisos com as mãos e os dedos, envolvendo o controle dos músculos pequenos e a coordenação entre os olhos e as mãos. Essa capacidade permite realizar tarefas detalhadas e complexas, como escrever, desenhar, recortar e manipular objetos pequenos, sendo essencial para o desenvolvimento da autonomia nas atividades do dia a dia.

Qual a idade certa para usar a tesoura?

Por volta dos três anos de idade, a criança já pode começar a utilizar tesoura sem ponta em atividades com supervisão. Mas é claro que isso também depende do desenvolvimento e habilidades já adquiridas.

Qual o objetivo do uso da tesoura na educação infantil?

Desenvolver a coordenação motora fina, fortalecer os músculos das mãos e dedos e praticar habilidades cognitivas.

Referências

Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor – Ministério da Saúde

O Desenvolvimento Infantil x Psicomotor. Maria Socorro de Souza Melo – Curso de Especialização em Psicomotricidade, Universidade Federal do Ceará.

BNCC – Base Nacional Comum Curricular

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