Ou Isto, Ou Aquilo – Cecília Meireles

Compartilhe:

Publicado em 1964, o poema “Ou Isto, ou Aquilo” foi publicado no livro de mesmo nome, da autora Cecília Meireles. Um verdadeiro clássico da literatura infantil.

O texto traz para a criança a consciência e a reflexão de que toda escolha gera também uma perda. Por isso é um tema importante a ser trabalhado com crianças desde os 2 até (mais ou menos) os 10 anos. Isso porque o poema traz reflexões e questionamentos diferentes para cada idade.

Para exercitar a leitura, interpretação de texto e para fomentar uma discussão sobre escolhas, você pode imprimir o poema abaixo e utilizá-lo em suas atividades.

Poema Ou Isto, Ou Aquilo para Imprimir

Para baixar o PDF ou o JPEG, clique no botão logo abaixo da imagem e espere o download iniciar.

Atividades Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles
Atividades Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles

Livro Ou Isto, Ou Aquilo de Cecília Meireles

Se você procura o livro com este e mais 56 poemas de Cecília Meireles lançado em 1964, mas que até hoje é um dos mais vendidos da categoria, encontre-o clicando na capa do livro ou no botão abaixo.

Ou Isto, Ou Aquilo - Cecília Meireles
Capa do Livro Ou Isto, Ou Aquilo, de Cecília Meireles
OFERTA
Ou Isto Ou Aquilo, Cecília Meireles
A autora convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. O tema do livro é que a vida é feita de escolhas e estas muitas vezes são difíceis de resolver, o cotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão é poetizado. A poesia em Ou isto ou aquilo usa recursos de aliteração, assonância, paronomásia, alternâncias vocálicas e outras figuras fônicas.

O livro é rico em rimas e musicalidade, trazendo temas que despertam a imaginação das crianças. É um clássico da literatura infantil brasileira que está presente no universo infantil ao longo das últimas décadas.

Sobre Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles, a autora de “Ou Isto, Ou Aquilo”, foi poetisa, professora, jornalista e pintora. Nascida no Rio de Janeiro, ela publicou mais de 50 obras em sua trajetória.

Foi uma das primeiras escritoras mulheres a ganhar destaque e prestígio no Brasil, sendo vista até hoje como uma grande referência na literatura brasileira como um todo. Ganhou diversos prêmios por suas obras e foi homenageada, inclusive, com sua imagem na cédula de cem cruzados novos em 1989.

Entre outras obras de destaque estão O Menino Azul, Criança Meu Amor e A Festa das Letras.

Compartilhe:

Deixe um comentário