Seres Vivos e Não Vivos – Atividades

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Ensinar sobre seres vivos e não vivos para crianças do Ensino Fundamental é uma excelente oportunidade para despertar a curiosidade dos pequenos sobre o mundo ao seu redor. Através de atividades lúdicas e práticas, os alunos conseguem entender de forma simples as diferenças entre aquilo que está vivo, como as plantas e os animais, e os objetos inanimados que encontramos no dia a dia. Trabalhar esse conteúdo de maneira divertida é essencial para prender a atenção das crianças e facilitar a aprendizagem.

Neste post, você encontrará um plano de aula completo, além de dicas de atividades práticas e materiais prontos para imprimir, que vão ajudar a tornar esse tema ainda mais envolvente. Com exemplos do cotidiano, exercícios de classificação e até sugestões para uma aula ao ar livre, as atividades propostas aqui visam estimular a participação ativa dos alunos e reforçar o conceito de seres vivos e não vivos de forma criativa e significativa.

Atividades Sobre Seres Vivos e Não Vivos – Download

Atividade Seres Vivos e Não Vivos com Figuras
Atividade Seres Vivos e Não Vivos com Figuras

Atividade Seres Vivos e Não Vivos - Álbum de Figuras
Atividade Seres Vivos e Não Vivos – Álbum de Figuras
Atividade Seres Vivos e Não Vivos - Álbum de Figuras
Atividade Seres Vivos e Não Vivos – Álbum de Figuras

Plano de Aula – Ciências: Seres Vivos e Não Vivos

Turma: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Duração: 1 hora
Tema: Seres Vivos e Não Vivos
Objetivo Geral: Identificar e diferenciar seres vivos e não vivos, compreendendo suas características básicas.


Objetivos Específicos

  • Compreender as principais características que definem os seres vivos.
  • Reconhecer a diferença entre seres vivos e não vivos.
  • Relacionar exemplos do cotidiano com seres vivos e não vivos.
  • Desenvolver a observação e a curiosidade científica.

Conteúdo

  • Seres vivos: características (nascer, crescer, se reproduzir, morrer, alimentar-se, respirar, etc.).
  • Seres não vivos: objetos inanimados que não apresentam essas características.
  • Exemplos de seres vivos e não vivos no ambiente próximo (animais, plantas, pedras, brinquedos, etc.).

Recursos

  • Cartazes com figuras de seres vivos e não vivos.
  • Objetos reais (pedra, planta, boneca, brinquedo, etc.).
  • Quadro branco e canetas.
  • Livro de ciências adequado à faixa etária.
  • Vídeo educativo curto (opcional).

Desenvolvimento

1. Introdução (10 minutos)

  • Iniciar a aula perguntando aos alunos: “Vocês sabem o que é um ser vivo?” e “O que vocês acham que são seres não vivos?”. Deixe que compartilhem suas ideias.
  • Explicar brevemente que seres vivos são aqueles que respiram, se alimentam, crescem e se reproduzem, como os animais e as plantas. Já os seres não vivos são aqueles que não fazem nada disso, como uma pedra ou um brinquedo.

2. Atividade de Observação (15 minutos)

  • Organizar os alunos em círculo e mostrar objetos reais (uma planta, um brinquedo, uma pedra, um animal de brinquedo).
  • Pedir que observem os objetos e discutam se eles acham que são seres vivos ou não vivos. Perguntas-chave: “Essa planta está crescendo?”, “Este brinquedo come ou respira?”.
  • Durante a discussão, anotar no quadro uma lista de exemplos que os alunos mencionarem e classificar entre vivos e não vivos.

3. Explicação Didática (10 minutos)

  • Explicar as principais características dos seres vivos de maneira simples: eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Os seres vivos também se alimentam e respiram.
  • Apontar as diferenças para os seres não vivos, que não têm essas características.
  • Usar o quadro e cartazes com imagens para reforçar visualmente os conceitos discutidos.

4. Atividade em Grupo (15 minutos)

  • Dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá um conjunto de figuras recortadas de revistas ou impressas (seres vivos e não vivos).
  • A tarefa dos grupos será classificar as figuras em duas categorias: seres vivos e não vivos.
  • Após a atividade, cada grupo apresentará suas classificações para a turma, justificando suas escolhas.

5. Conclusão e Avaliação (10 minutos)

  • Fazer uma roda de conversa para retomar os principais conceitos aprendidos. Perguntar aos alunos: “O que aprendemos hoje sobre seres vivos e não vivos?”.
  • Incentivar os alunos a darem exemplos do que eles observaram no caminho para a escola ou em casa.
  • Finalizar com uma pequena avaliação oral, onde cada aluno será convidado a citar um exemplo de ser vivo e um exemplo de ser não vivo.

Avaliação

  • A avaliação será feita de maneira contínua, observando a participação dos alunos nas discussões, atividades em grupo e na capacidade de identificar corretamente seres vivos e não vivos.
  • Será realizada uma atividade prática (classificação de figuras) e a observação do desempenho nas respostas individuais ao final da aula.

Atividade Complementar (opcional)

  • Levar os alunos para uma visita ao jardim da escola, onde poderão observar diferentes exemplos de seres vivos (plantas, insetos, etc.) e seres não vivos (pedras, brinquedos no parquinho).
  • Sugerir que façam um desenho ou uma colagem em casa representando um ser vivo e um não vivo, para apresentar na próxima aula.

Considerações Finais

Esse plano de aula busca incentivar a curiosidade natural das crianças por meio da observação direta e do uso de exemplos concretos. A metodologia utilizada promove o aprendizado lúdico e participativo, favorecendo a compreensão dos conceitos de forma dinâmica e significativa.

Dicas de Atividades Práticas para Ensinar Seres Vivos e Não Vivos

1. Exploração do Ambiente Escolar
Leve as crianças para um passeio ao redor da escola, como no pátio ou jardim, e peça que observem o que encontram. Pergunte o que são seres vivos (plantas, insetos, pássaros) e não vivos (pedras, bancos, brinquedos). Ao final, faça uma roda de conversa para que compartilhem suas descobertas, reforçando as características que diferenciam seres vivos e não vivos.

2. Caça ao Tesouro de Seres Vivos e Não Vivos
Distribua aos alunos uma lista com imagens ou palavras que representem seres vivos e não vivos, como cachorro, árvore, bola, cadeira. Peça que encontrem esses itens na sala de aula ou no pátio. Quando terminarem, discuta em grupo o que cada item representa e se ele é vivo ou não vivo. Essa atividade promove a exploração e a classificação.

3. Jogo da Classificação
Imprima figuras de diferentes seres vivos e não vivos (animais, plantas, carros, brinquedos, etc.). Em pequenos grupos, as crianças deverão separar as figuras em duas colunas: seres vivos e não vivos. Você pode também fazer essa atividade no quadro com a participação de toda a turma, pedindo que os alunos venham à frente e coloquem as imagens na categoria correta.

4. Plantando uma Semente
Dê a cada aluno uma semente e um pequeno vaso com terra. Mostre como plantar e explique que eles vão cuidar da plantinha, observando seu crescimento ao longo dos dias. Use essa atividade para falar sobre o ciclo de vida das plantas, destacando como elas nascem, crescem, precisam de água e luz, e se reproduzem, diferente dos seres não vivos.

5. Contação de Histórias com Fantoches
Utilize fantoches ou brinquedos para criar uma história divertida que envolva seres vivos e não vivos. Por exemplo, uma planta que precisa de água para crescer e um carro que não precisa de cuidados para sobreviver. Ao final, faça perguntas sobre os personagens para que os alunos identifiquem quem era vivo e quem não era.

Essas atividades são simples, lúdicas e incentivam a participação das crianças, tornando o aprendizado mais envolvente e prático!

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